Após duas expedições o projeto registra os Muriquis na Sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Foram necessárias duas expedições do Projeto Montanhas dos Muriquis para que os pesquisadores registrassem os muriquis habitantes da região central da Serra do Brigadeiro, justamente onde se encontra a sede do Parque Estadual.

Em junho e setembro, a equipe de biólogos empregou esforços em entrevistas, observações a partir de mirantes, trilhas, censos, sobrevoos com drone e instalação de armadilhas fotográficas, tudo para responder algumas questões chave: Quantos grupos de muriquis habitam a sede do parque? Onde estão? Qual o número de indivíduos?

Partindo de notícias dos guardas-parque: – “Vimos os muriquis na trilha para a Pedra do Pato e na Casa de Hóspedes” – iniciamos as buscas. Dividimos a equipe em três ou quatro para investigar simultaneamente as áreas foco. Um primeiro visual de muriquis de longe, do mirante da Ermida. Depois mais próximos, acima da Casa de Hóspedes. Por fim, conseguimos nos aproximar e registrar os magníficos muriquis, e também suas características faces – cada indivíduo de muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) possui uma face única, com marcas na pelagem e manchas de despigmentação que permitem aos pesquisadores nomear cada qual.

Após dias consecutivos nos mirantes, muitas fotos, algumas horas de sobrevoos com drone, 4 armadilhas fotográficas instaladas, além das dicas dos guardas-parque e vizinhos do parque, chegamos ao resultado pretendido!

Identificamos dois grupos de muriquis habitantes da sede do Parque Estadual Serra do Brigadeiro:

O Grupo “Sede” utiliza as florestas da Casa de Hóspedes, sede e Ermida. Formado por pelo menos 25 indivíduos, dos quais cinco são fêmeas carregando seus filhotes! Certamente este é o grupo de muriquis mais visualizado no parque, especialmente a partir da Ermida!

O Grupo Pedra do Pato utiliza toa a faixa de florestas que cobre as encostas da face leste da Pedra do Pato e Pico do Grama, chegando até ao vale onde está a trilha dos Muriquis. É um grupo menor, com aproximadamente 15 indivíduos, dos quais uma fêmea com filhotinho recém-nascido!

Um resultado ótimo com um desfecho final incrível! Nos dois últimos dias de expedição, os dois grupos se encontraram nos limites dos territórios, bem próximo da portaria Araponga. Relinchos, saltos, muito movimento e a confirmação: dois grupos de muriquis!