COMUNIDADE DE PRIMATAS DE CARATINGA

O projeto foi estabelecido para compreendermos a dimensão dos efeitos surto de 2016-2017 da febre amarela na comunidade de primatas da Reserva Particular do Patrimônio Natural-Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA), em Caratinga-Minas Gerais.

Este local, onde os muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) tem sido estudado sistematicamente há mais de 36 anos pela Dra. Karen B. Strier, https://www.facebook.com/ProjetoMuriquiCaratinga/] abriga também outras três importantes espécies endêmicas de primatas, os bugios- marrons (Alouatta guariba), os saguis-da-serra (Callithrix flaviceps), e os macacos- pregos (Sapajus nigritus).

Análises preliminares sugerem que cerca de 90% das populações dos barbados e dos saguis foram afetadas, e também cerca de 40% da população dos macacos-prego.

Dada a importância de compreender os efeitos de eventos de epizootias como este e também de compreender a variação nas respostas das espécies de primatas à mudanças demográficas drásticas, este estudo tem como objetivo principal continuar o monitoramento das espécies, com prioridade aos barbados e saguis, e investigar como os primatas ainda estão se ajustando demograficamente e em seu comportamento  neste período crítico de recuperação e reestruturação da comunidade.

O projeto é atualmente financiado pelo Primate Action Fund – via Global Wildlife Conservation, mas teve início em 2017 com recursos do Primate Action Fund e National Geographic Society, tendo os benefícios da infraestrutura já estabelecida pelo Projeto Muriqui de Caratinga, financiado pela Universidade de Wisconsin-Madison e as fontes da Dra. Karen B. Strier, e Preserve Muriqui ONG que administra a Reserva.

Coordenadora: Dra. Carla de Borba Possamai

Colaboradores & co-coordenadores: Dra. Karen B. Strier e Dr. Sérgio Lucena Mendes.

.

.

Projetos Parceiros:

Projeto Muriquis de Caratinga / Muriqui Project of Caratinga

O Projeto Muriqui de Caratinga https://www.facebook.com/ProjetoMuriquiCaratinga/ coordenado pela Dra. Karen B. Strier – University of Wisconsin-Madison, em colaboração com Dr. Sérgio L. Mendes – Universidade Federal do Espírito Santo, realiza pesquisas científicas e ações pela conservação dos muriquis desde 1983. O Projeto é situado na Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA) anteriormente conhecida como Estação Biológica de Caratinga, 19 ° 44′S, 41 ° 49′W), em Caratinga, Minas Gerais. Seus objetivos são os estudos demográficos e comportamentais e o monitoramento sistemático da maior população de muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) conhecida.

Coordenadora assistente: Dra. Carla de B. Possamai – Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB).

FINANCIAMENTO E PARCERIA

Mask Group(4)